Fiche Personne
Musique
Belmiro Mendes
Musicien/ne
Mozambique
Français
Belmiro Paulino Mendes, nome artístico Elmi, é um músico moçambicano, nascido a a 3 de Junho de 1983, em Nacarôa, uma Aldeia comunal e deserta da Província de Nampula, Norte de Moçambique.
Ele explica assim o inicio do seu gosto pela música:
"Os componentes que compõem a minha infância são de Dor, Angústia, Tristeza, e de Sofrimento. Pois nasci durante a Guerra Civil ; cresci dos 2 aos 10 anos de idade com os seus avós Maternos, trabalhando todos os dias na Machamba. O Cristianismo é a religião da Família Paterna e o Islamo é a religião da parte Materna.
Desde pequeno a maior alegria da minha vida foi sempre Cantar. Aos 3 anos de idade comecei a cantar com o meu pai, canções tradicionais do sertão, caçando, pescando e tomando banho nas águas do rio ou lagoas. Fazíamos um excelente dueto que jamais me esquecerei. Mais tarde o destino nos fez separar, depois de tantas aventuras boas. Dai aprendi a viver uma nova vida onde as lembranças sempre me faziam companhia. Sempre sonhei em ser um grande Músico, caso falha-se este sonho já tinha outro sonho que era ser um grande Mecânico de automóveis. Mas o destino sempre deu-me o ânimo de lutar pela música, o que até hoje me faz caminhar em diferentes caminhos com um percurso histórico muito longo.
O maior incentivo que me levou a lutar pela música foi quando a minha primeira namorada Benedita traiu-me com outro Homem, depois de namorarmos três anos e tínhamos confiança um pelo o outro. Os outros incentivos foram os diversos sofrimentos que já passei na vida familiar e social. Visto que me lancei no mundo da música numa fase muito difícil, porque um jovem que iniciava entrar no mundo da música era visto tanto familiarmente assim como socialmente como um bandido, Marginal e desobediente. Mas no meu caso sempre fui egocêntrico e Decidido em busca do meu sonho. Fiz coisas que a minha Família jamais imaginava. Separei-me deles sem despedir a ninguém, para evitar impedimentos, fofocas, ameaças e outras Infâmias. Passaram cinco anos sem me comunicar com eles, e sem terem informações sobre a minha vida. Mas num belo dia surpreendi-lhes com um telefonema e partir dai houve grandes mudanças na Família. Passaram a respeitar-me e perceberam que o sonho é um transporte que leva o ser Humano a qualquer parte do mundo neste Planeta sem limitações."
CRIAÇÕES
"Antes de me consagrar como músico, primeiro criei um grupo de dança tradicional chamada "Andorinha" na Região Norte, Distrito de Cuamba, Província do Niassa quando eu tinha 17 anos de idade em 2000. Um grupo que era composto de meninas e rapazes com idade entre 10 á 15 anos de idade. Os batuques "precursão" eram os únicos instrumentos que usávamos. Em 2002 o grupo destruiu-se, em 2003 entro na escola teológica de missionários Brasileiros onde aprendi a tocar guitarra e órgão, mais tarde fiz algumas pesquisas de Notas e acordes de flauta e gaitas, nas bibliotecas, o meu maior conhecimento teórico sobre matéria de música e romance sempre foi nas bibliotecas e tudo que aprendia procurava sempre pôr na prática. Na escola teológica fiz o curso bíblico e o curso de música, o meu primeiro professor de música foi um branco de Paraguai, além de ser Professor era também Médico de Operações, Chamava-se Doutor Alfredo. Em 2004 criei a primeira banda musical à quem dei o nome de "Verdianos" composto por 8 elementos, 4 rapazes e 4 meninas, contando comigo éramos 9 no total. O nome Verdianos simbolizava a cor Verde. Verdes no mundo da música com o símbolo da esperança de que um dia desses evoluiríamos e tornaríamos maduros na música. em princípio de 2005 a banda entra em queda por falta de apoio financeiro, material e moral. Depois de vários shows por nós realizado nos dias festivais, até mesmo em campanhas eleitorais das eleições presidenciais. Por falta de moral e apoio por parte do Governo local, obrigou-me a deslocar para Maputo em Novembro de 2005 na busca de grandes soluções para minha carreira "Música", levando apenas dois companheiros, Marcelino que era o baterista e Gan o grande Flautista, e eu na Guitarra e vocalização. Os restantes elementos do grupo ficaram. A nossa chegada a Maputo aumentamos os elementos em falta. Onde até agora moro, e já tocamos em várias bandas, dou graças a Deus por ter me abençoado em conseguir alguns apoios materiais e financeiros, que me permitiram gravar o meu primeiro Álbum com treze temas e um vídeo Clip. Aos poucos vou avançando enquanto estiver vivo. O titulo do Álbum é : "Vamos todos trabalhar". Dediquei esta canção a ministra do Trabalho Helena Taipo, que tem feito grandes esforços em trazer mudanças dignas de confiança para o povo e no sectores impresariais, visto que trabalho é a fonte da existência da vida e da Natureza. Sem trabalho nada existiu por si próprio. A canção motiva todo ser Humano a esforçar -se para trabalhar, para o bem estar da sua vida pessoal, de um País e de uma Nação."
"SERTANEJO", UMA INSPIRAÇÃO
"Além de outros estilos de músicas tocadas neste Planeta, o sertanejo é a minha maior inspiração, pois é um estilo de música que tem origem no Brasil e não é fluente em vários Países do Mundo. O Sertanejo é um estilo de música tradicional mais clássica e moderna e se relaciona com a música romântica. O Sertanejo vem da palavra sertão que quer dizer mato ou campo florestal, onde à predominância de diferentes tradições Humanas e culturas não modificadas, segundo a situação geográfica. Além do Sertanejo que toco e canto, adoro curtir música evangélica, romântica e boa música com mensagem, com instrumentos suaves e todo tipo de música tradicional.
Razões pelo que toco e canto o Sertanejo :
- Toco e Canto o Sertanejo porque é a minha inspiração, adoro bastante este estilo de música.
- Porque é um estilo de música tradicional mais clássica e moderna e se relaciona com a música romântica.
- Porque o sertanejo traz concentração, reflexão, dá forças, alegria, lembranças, perspectiva do futuro e mudanças psicológicas.
- Porque a música Sertaneja não tem limitações, seja na discoteca "Balada", em casa, no quarto, na festa ou em qualquer outro lugar pode ser tocado, cantado é dançável e inspiradora.
- A música Sertaneja sempre tem boas melodias suaves, inspiradoras, boas batidas instrumentalmente, e sempre que se escuta o Sertanejo faz lembrar de um certo passado histórico, trazendo o sonho de um futuro próspero."
Música que gosta: Sertanejo, evangélica, Romântica e Tradicional
Instrumentos Musicais que toca: Guitarra, Gaita, Flauta e Piano
Línguas que fala: Português (fluente), Macua (fluente), Inglês (razoavel)
Ele explica assim o inicio do seu gosto pela música:
"Os componentes que compõem a minha infância são de Dor, Angústia, Tristeza, e de Sofrimento. Pois nasci durante a Guerra Civil ; cresci dos 2 aos 10 anos de idade com os seus avós Maternos, trabalhando todos os dias na Machamba. O Cristianismo é a religião da Família Paterna e o Islamo é a religião da parte Materna.
Desde pequeno a maior alegria da minha vida foi sempre Cantar. Aos 3 anos de idade comecei a cantar com o meu pai, canções tradicionais do sertão, caçando, pescando e tomando banho nas águas do rio ou lagoas. Fazíamos um excelente dueto que jamais me esquecerei. Mais tarde o destino nos fez separar, depois de tantas aventuras boas. Dai aprendi a viver uma nova vida onde as lembranças sempre me faziam companhia. Sempre sonhei em ser um grande Músico, caso falha-se este sonho já tinha outro sonho que era ser um grande Mecânico de automóveis. Mas o destino sempre deu-me o ânimo de lutar pela música, o que até hoje me faz caminhar em diferentes caminhos com um percurso histórico muito longo.
O maior incentivo que me levou a lutar pela música foi quando a minha primeira namorada Benedita traiu-me com outro Homem, depois de namorarmos três anos e tínhamos confiança um pelo o outro. Os outros incentivos foram os diversos sofrimentos que já passei na vida familiar e social. Visto que me lancei no mundo da música numa fase muito difícil, porque um jovem que iniciava entrar no mundo da música era visto tanto familiarmente assim como socialmente como um bandido, Marginal e desobediente. Mas no meu caso sempre fui egocêntrico e Decidido em busca do meu sonho. Fiz coisas que a minha Família jamais imaginava. Separei-me deles sem despedir a ninguém, para evitar impedimentos, fofocas, ameaças e outras Infâmias. Passaram cinco anos sem me comunicar com eles, e sem terem informações sobre a minha vida. Mas num belo dia surpreendi-lhes com um telefonema e partir dai houve grandes mudanças na Família. Passaram a respeitar-me e perceberam que o sonho é um transporte que leva o ser Humano a qualquer parte do mundo neste Planeta sem limitações."
CRIAÇÕES
"Antes de me consagrar como músico, primeiro criei um grupo de dança tradicional chamada "Andorinha" na Região Norte, Distrito de Cuamba, Província do Niassa quando eu tinha 17 anos de idade em 2000. Um grupo que era composto de meninas e rapazes com idade entre 10 á 15 anos de idade. Os batuques "precursão" eram os únicos instrumentos que usávamos. Em 2002 o grupo destruiu-se, em 2003 entro na escola teológica de missionários Brasileiros onde aprendi a tocar guitarra e órgão, mais tarde fiz algumas pesquisas de Notas e acordes de flauta e gaitas, nas bibliotecas, o meu maior conhecimento teórico sobre matéria de música e romance sempre foi nas bibliotecas e tudo que aprendia procurava sempre pôr na prática. Na escola teológica fiz o curso bíblico e o curso de música, o meu primeiro professor de música foi um branco de Paraguai, além de ser Professor era também Médico de Operações, Chamava-se Doutor Alfredo. Em 2004 criei a primeira banda musical à quem dei o nome de "Verdianos" composto por 8 elementos, 4 rapazes e 4 meninas, contando comigo éramos 9 no total. O nome Verdianos simbolizava a cor Verde. Verdes no mundo da música com o símbolo da esperança de que um dia desses evoluiríamos e tornaríamos maduros na música. em princípio de 2005 a banda entra em queda por falta de apoio financeiro, material e moral. Depois de vários shows por nós realizado nos dias festivais, até mesmo em campanhas eleitorais das eleições presidenciais. Por falta de moral e apoio por parte do Governo local, obrigou-me a deslocar para Maputo em Novembro de 2005 na busca de grandes soluções para minha carreira "Música", levando apenas dois companheiros, Marcelino que era o baterista e Gan o grande Flautista, e eu na Guitarra e vocalização. Os restantes elementos do grupo ficaram. A nossa chegada a Maputo aumentamos os elementos em falta. Onde até agora moro, e já tocamos em várias bandas, dou graças a Deus por ter me abençoado em conseguir alguns apoios materiais e financeiros, que me permitiram gravar o meu primeiro Álbum com treze temas e um vídeo Clip. Aos poucos vou avançando enquanto estiver vivo. O titulo do Álbum é : "Vamos todos trabalhar". Dediquei esta canção a ministra do Trabalho Helena Taipo, que tem feito grandes esforços em trazer mudanças dignas de confiança para o povo e no sectores impresariais, visto que trabalho é a fonte da existência da vida e da Natureza. Sem trabalho nada existiu por si próprio. A canção motiva todo ser Humano a esforçar -se para trabalhar, para o bem estar da sua vida pessoal, de um País e de uma Nação."
"SERTANEJO", UMA INSPIRAÇÃO
"Além de outros estilos de músicas tocadas neste Planeta, o sertanejo é a minha maior inspiração, pois é um estilo de música que tem origem no Brasil e não é fluente em vários Países do Mundo. O Sertanejo é um estilo de música tradicional mais clássica e moderna e se relaciona com a música romântica. O Sertanejo vem da palavra sertão que quer dizer mato ou campo florestal, onde à predominância de diferentes tradições Humanas e culturas não modificadas, segundo a situação geográfica. Além do Sertanejo que toco e canto, adoro curtir música evangélica, romântica e boa música com mensagem, com instrumentos suaves e todo tipo de música tradicional.
Razões pelo que toco e canto o Sertanejo :
- Toco e Canto o Sertanejo porque é a minha inspiração, adoro bastante este estilo de música.
- Porque é um estilo de música tradicional mais clássica e moderna e se relaciona com a música romântica.
- Porque o sertanejo traz concentração, reflexão, dá forças, alegria, lembranças, perspectiva do futuro e mudanças psicológicas.
- Porque a música Sertaneja não tem limitações, seja na discoteca "Balada", em casa, no quarto, na festa ou em qualquer outro lugar pode ser tocado, cantado é dançável e inspiradora.
- A música Sertaneja sempre tem boas melodias suaves, inspiradoras, boas batidas instrumentalmente, e sempre que se escuta o Sertanejo faz lembrar de um certo passado histórico, trazendo o sonho de um futuro próspero."
Música que gosta: Sertanejo, evangélica, Romântica e Tradicional
Instrumentos Musicais que toca: Guitarra, Gaita, Flauta e Piano
Línguas que fala: Português (fluente), Macua (fluente), Inglês (razoavel)
Partager :